Atualização do Google Chrome pode levar ao fim do adblock

A partir de 3 de junho, o Google começará a liberar uma nova atualização para o navegador Chrome que pode impactar significativamente o funcionamento dos bloqueadores de anúncios. Essa atualização, chamada Manifest V3, altera a forma como as extensões operam no Chrome, limitando o acesso a funcionalidades essenciais para o bloqueio eficiente de anúncios.

O Manifest V3 introduz novas regras e limites para extensões com o objetivo de melhorar a segurança, a privacidade e o desempenho do navegador. Contudo, essas mudanças têm gerado controvérsia, especialmente entre os usuários de bloqueadores de anúncios, pois muitos desses bloqueadores precisarão ser reescritos para se adequarem às novas regras ou podem não funcionar tão bem quanto antes.

A implementação do Manifest V3 será gradual, iniciando-se nas versões de teste do Chrome, como Beta, Dev e Canary. Os usuários dessas versões receberão um aviso na página de gerenciamento de extensões informando sobre a mudança e a descontinuação do suporte para extensões que utilizam o padrão anterior, o Manifest V2. O Google promete manter as extensões incompatíveis funcionando por “alguns meses” antes de desativá-las definitivamente.

Os desenvolvedores de extensões foram avisados previamente sobre essas mudanças e tiveram tempo para adaptar seus produtos. Apesar disso, ainda existem incertezas sobre como essas alterações afetarão a experiência do usuário final. A transição completa para o Manifest V3 na versão estável do Chrome, utilizada pela maioria dos usuários, está prevista para ser concluída até o início de 2025.

Além de impactar os bloqueadores de anúncios, o Manifest V3 visa melhorar a segurança dos usuários ao remover o suporte para extensões que utilizam código hospedado remotamente, o que poderia evitar atividades maliciosas, como a execução de comandos não autorizados. A mudança foi planejada desde 2018 e enfrentou resistência por parte dos desenvolvedores de extensões, mas o Google revisou o plano para atender às principais preocupações levantadas.

O Manifest V3 limitará certas APIs, como a ‘WebRequest’, que são essenciais para o rastreamento e bloqueio de propagandas. Essa API permite que os bloqueadores de anúncios gerenciem arquivos e cookies das páginas, mas com o Manifest V3, sua capacidade será restrita, afetando a eficácia desses bloqueadores.

O Google afirmou que 85% das extensões mantidas ativamente na Chrome Web Store já receberam versões compatíveis com o Manifest V3, incluindo alguns bloqueadores de anúncios. No entanto, os usuários devem ficar atentos às atualizações e possíveis mudanças na eficácia dessas ferramentas nos próximos meses, à medida que a migração para o novo padrão avança.

*Com informações do OlharDigital.