Por Hospital Fabiano de Cristo: Bonna Graziela Straccialini – Arteterapeuta do HEFC . Atendimento Gratuito de Retaguarda Para Pessoas com Câncer.
A arte dá forma a pensamentos, emoções e ideias, não só do artista mas da sociedade na qual ele está inserido.
O estilo da obra sempre corresponde a uma visão de vida, pessoal ou coletiva dessa sociedade, é um produto fundamental à espécie humana, não é secundário.
A arteterapia é um processo terapêutico que utiliza os recursos artísticos como ferramenta de conexão entre o mundo interno e externo do indivíduo. Carl Gustav Jung que desenvolveu a Psicologia Analítica utilizava a arte com seus pacientes. Ele dizia:
“A arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida” (Jung, 1920).
Afinal, a arte se torna uma ponte que permite o contato, uma viagem ao nosso íntimo, um conhecimento maior e uma tomada de consciência, partindo do estímulo à expressão, do desenvolvimento da criatividade e da análise dos símbolos, muitas vezes inconscientes e difíceis de lidar através de técnicas artísticas e expressivas.
A atividade artística exige de seu criador um constante diálogo entre inspiração, elaboração e execução, em um processo no qual não há feio ou bonito, certo ou errado, não há tempo, apenas símbolo que surge em um ambiente tranquilo, em um setting terapêutico, permitindo a reorganização, o acolhimento de dores e conteúdos difíceis de lidar ou mesmo falar sobre, mas que passam a ser integrados à consciência de maneira ampliada e segura.
A arte acolhe e transforma, de maneira democrática e capaz de desinibir os mais resistentes. A eficiência do uso terapêutico da arte, está no fato de ser uma expressão da capacidade de “auto regulação” ou de “auto cura” da alma. As atividades expressivas nos oferecem a oportunidade de resgate dessa dimensão.
Pois como disse a grande psiquiatra Alagoana Nise da Silveira: “A criatividade é o catalisador por excelência das aproximações de opostos. Por seu intermédio, sensações, emoções, pensamentos, são levados a reconhecerem-se entre si, a associarem-se, e mesmo tumultos internos adquirem forma”.
A missão do Hospital Espírita Fabiano de Cristo é ampliar a visão de saúde, doença e morte no cuidado integral da pessoa portadora da doença do câncer, levando em conta os aspectos físico, espiritual, social, cultural e ecológico. Seu objetivo é tornar-se um centro de referência internacional nessa área.
Os valores que guiam o trabalho do hospital são o amor, a integridade, a saúde, a evolução e a espiritualidade. A ideia surgiu quando um grupo de pessoas do Núcleo Espírita Cristão (NEC) realizava o serviço assistencial domiciliar para enfermos em convalescença e carência social. Eles perceberam que esses pacientes enfrentavam grandes dificuldades para se recuperar, principalmente devido às condições socioeconômicas em que viviam.
Sob orientação espiritual do mentor Dr. Romano, por intermédio do médium Sérgio Eduardo Miranda, assistido por Carlos Alberto Drago, o grupo teve a inspiração de criar um espaço para abrigar e cuidar dessas pessoas. Em 17 de outubro de 1992, foi criado o Hospital Espírita Fabiano de Cristo.
Localizado em Caieiras, o hospital aproveita a área geográfica com grande potencial energético e vibracional, com propriedades minerais que atendem as necessidades de recuperação, refazimento e reabilitação de pessoas portadoras de doenças degenerativas como o câncer. Em 17 de outubro de 1996, foi lançada a pedra fundamental no espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Caieiras para concessão de uso.
Em 10 de fevereiro de 2001, o Ambulatório Fabiano de Cristo foi inaugurado, oferecendo atendimento ambulatorial em diversas especialidades. Acima do ambulatório, encontra-se o Espaço Cultural Fabiano de Cristo, utilizado para a promoção de encontros, palestras, oficinas, shows e diversas outras ações.
O projeto do HEFC está em expansão. Além da manutenção dos atendimentos no Ambulatório, a construção do hospital permitirá ampliar os atendimentos, bem como oferecer opções de internação de acordo com a necessidade dos assistidos. Como parte do projeto de ampliação dos atendimentos, outros seis chalés serão construídos, cada um com seis leitos, permitindo um convívio familiar entre os pacientes de cada unidade.
Endereço: Rua Canário, 600, Laranjeiras – Caieiras (SP) Tel.: (11) 4441-3031 | (11) 94297-2924 E-mail: relacionamento@hefc.org.br