São Paulo

Alerta CNEN: Veículo com Material Radioativo é Furtado em SP

Uma picape com material radioativo foi furtada em São Paulo, causando alerta. A CNEN informa que as embalagens blindam a radiação, mas a manipulação inadequada pode ser perigosa. População deve manter distância e avisar as autoridades.
Publicado em São Paulo dia 5/07/2024 por Alan Corrêa

No último domingo, uma picape da empresa Medical Armazenagem Logística e Distribuição foi furtada na Zona Leste de São Paulo. O veículo transportava embalagens de material radioativo, que estão blindadas para evitar qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) alerta que a manipulação inadequada dessas embalagens pode causar danos à saúde.

A CNEN, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, divulgou uma nota orientando a população a manter distância e contactar as autoridades caso encontrem o material. A Polícia Civil registrou o caso como furto de veículo e está investigando para localizar os responsáveis e recuperar o material.

O material radioativo furtado incluía um gerador de 68Ge/68Ga e quatro unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos. Esses materiais são usados em medicina nuclear para realizar exames. O diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, Alessandro Facure, explicou que os dispositivos furtados são utilizados para extrair radiofármacos, essenciais em exames de medicina nuclear.

A empresa Medical, responsável pelo transporte, informou que o veículo estava estacionado em frente à residência do motorista na noite de sábado. Na manhã seguinte, ele percebeu que a picape havia sido furtada. A empresa enviou fotos dos produtos furtados para a CNEN.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Civil está empenhada em recuperar o material e identificar os autores do crime. O veículo e o material radioativo foram coletados no Rio de Janeiro e seriam entregues no Paraná e em Santa Catarina.

A população é orientada a manter distância segura caso encontre o material e a contactar imediatamente a CNEN ou a polícia. A situação está sendo monitorada de perto pelas autoridades para garantir a segurança de todos.

Fonte: UOL e G1.