A readaptação da vida para pessoas com câncer

Por Hospital Fabiano de Cristo – Ligia Guilhermina da Silva – Psicóloga Responsável Técnica – CRP 06/125146

Uma das maiores dificuldades dos assistidos que recebem o diagnóstico de câncer é readaptar sua vida conforme a realidade de um tratamento intenso e doloroso. Envolvem todos os aspectos de sistema familiar, social e econômico. A partir do momento em que de uma maneira trágica e rápida após o diagnóstico iniciam os cuidados com a saúde surge uma grande dificuldade com os sentimentos de impotência e inutilidade.

É necessário primeiramente apoio familiar com adaptação e cuidados relacionado à saúde mental verificando e analisando meios de enfrentamento e uma saída procurando a realização em meio à escuridão da doença.

Procurar em meio o sofrimento potenciais de utilidade não é fácil, é preciso trabalhar a auto aceitação, para encontrar no momento o sentido da vida e da existência.

Para alcançar esse trabalho árduo frente à doença a psicoterapia é uma das opções essenciais, ligada ao acolhimento e apoio familiar. Um dos objetivos da terapia é primeiramente o autoconhecimento e a partir daí o indivíduo começa a gerar caminhos que se colocam a frente para que possam ser trilhados.

Esses caminhos são opções e escolhas que após uma análise do momento presente da vida são possíveis de serem resignificados.