A fabricação e venda de alimentos da marca Fugini foram suspensas pela Anvisa

A Anvisa ordenou o recolhimento de todas as variações da maionese da marca Fugini com prazo de validade em janeiro, fevereiro ou março de 2024, de acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União em 30 de março.
Publicado em Notícias dia 31/03/2023 por Alan Corrêa

A Anvisa tomou a medida de suspender a fabricação e venda de alimentos da marca Fugini devido ao uso de matéria-prima vencida na produção da maionese. A empresa informou que está realizando um recall dos produtos.

A Anvisa ordenou o recolhimento de todas as variações da maionese da marca Fugini com prazo de validade em janeiro, fevereiro ou março de 2024, de acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União em 30 de março.

A proibição é específica para lotes fabricados na fábrica de Monte Alto, São Paulo, entre 20/12/2022 e 21/3/2023 e também para todos os lotes com data de vencimento em dezembro de 2023, começando com o número 354. A Anvisa justificou a medida devido ao uso de matéria-prima vencida na produção da maionese.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são impróprios para consumo e sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. A empresa Fugini Alimentos Ltda. providenciou um recall e informou que um lote de produtos foi fabricado com adição de um ingrediente, urucum, que representa 0,003% da fórmula e estava fora de sua data de validade, devido a um erro operacional.

“Assim, o recolhimento dos alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor. Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados na resolução não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar seu recolhimento”, diz a Anvisa em nota.

“Por um erro operacional, esse lote de produtos foi fabricado com adição do ingrediente urucum (agente natural para dar cor ao produto) que representa 0,003% da formulação que estava fora da sua data de validade”, Fugini expõe o ocorrido.

Embargo

Todos os alimentos da marca Fugini produzidos na fábrica foram suspensos preventivamente pela Anvisa na quarta-feira (29), incluindo molhos de tomate, conservas vegetais, maioneses e mostardas.

A medida foi tomada após uma inspeção sanitária conjunta realizada pela agência em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e a Vigilância Sanitária municipal de Monte Alto, que identificou falhas graves nas boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade, segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outras.

Segundo a Anvisa, as falhas podem afetar a qualidade e a segurança do produto final. A produção pode ser retomada assim que a empresa se adequar às boas práticas de fabricação. Em resposta, a Fugini afirmou que não há nenhum lote com recall, que a comercialização e consumo dos produtos continuam normalmente nos pontos de venda do varejo e que os produtos são seguros.

A importância das boas práticas de fabricação na produção de alimentos

As empresas que produzem alimentos, medicamentos, cosméticos e outros produtos devem seguir as boas práticas de fabricação, um conjunto de normas e procedimentos técnicos para garantir a qualidade e segurança dos produtos, além de minimizar riscos.

As boas práticas de fabricação são essenciais para garantir a qualidade sanitária dos produtos e englobam desde as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações até o controle de qualidade das matérias-primas e do produto final.

Isso inclui também a seleção e armazenamento adequado das matérias-primas, produção, embalagem, armazenamento e transporte dos produtos acabados, bem como higiene, limpeza, controle de pragas, rastreabilidade e monitoramento constante dos processos e produtos. As boas práticas de fabricação são fundamentais para proteger a saúde dos consumidores e assegurar a conformidade dos produtos com as normas e regulamentações vigentes.

Resumo da Nota da Fugini

A empresa Fugini Alimentos, com 25 anos de atuação no mercado nacional e internacional, passou por uma auditoria em sua planta de Monte Alto, resultando em ordem para alteração de alguns processos e procedimentos.

A empresa respeitou e alterou os pontos indicados, direcionando energia para adaptar a fábrica às exigências do órgão fiscalizador. A linha de produtos segue sendo comercializada normalmente, com qualidade.

Houve um recall apenas da linha de maioneses, produzida com adição de urucum fora da data de validade. A empresa reitera seu compromisso com suas obrigações sociais, legais, trabalhistas, fiscais e tributárias e conta com o apoio da sociedade em geral.