Por Fala Regional

24/03/2023

O Google está celebrando o 77º aniversário de Kitty O'Neil, mulher mais rápida do mundo.

Com informações da Agência Brasil.

O Google está comemorando o 77º aniversário de Kitty O'Neil, uma verdadeira pioneira americana, conhecida como a "mulher mais rápida do mundo".

O Doodle comemorativo destaca a história inspiradora da lendária dublê, piloto de carros a jato e aventureira, que superou a surdez desde a infância para se tornar uma atleta, realizando façanhas como saltar de helicópteros, enfrentar o fogo e dirigir veículos motorizados em alta velocidade. Kitty O'Neil nasceu em 5 de março de 1946, no Texas.

Em 1976, Kitty O'Neil quebrou todas as barreiras de gênero ao se tornar a mulher mais rápida do mundo, pilotando um veículo a jato e estabelecendo um recorde de 825 km/h no Alvord Desert, em Oregon. Washington DC.

Apesar de seus patrocinadores a impedirem de quebrar o recorde geral, a coragem e determinação de O'Neil a levaram a superar limites em vários outros esportes radicais.

Este Doodle é uma homenagem a uma mulher excepcional na história do esporte e aventura, ilustrado pela artista convidada Meeya Tjiang, que é deficiente auditiva e reside em Washington DC.

O'Neil nasceu em 1946 em Corpus Christi, Texas, e contraiu várias doenças que a deixaram surda quando era bebê. Ela aprendeu a se comunicar de várias maneiras e não viu sua surdez como um obstáculo em sua vida.

O'Neil superou a lesão e doença que impediram sua carreira de mergulho e se tornou uma atleta profissional, experimentando esportes de alta velocidade como esqui aquático e corridas de motocicleta.

Ela realizou atos perigosos como cair de alturas assustadoras enquanto era incendiada e pular de helicópteros.

Seus patrocinadores não permitiram que O’Neil quebrasse o recorde geral de velocidade em terra, já que queriam que fosse reservado para um piloto masculino. Ela tentou lutar legalmente, mas não teve sucesso.

Mesmo assim, continuou quebrando recordes em outras áreas, como barcos a jato e dragsters de foguetes. Um filme biográfico sobre sua vida, "Silent Victory: The Kitty O'Neil Story", foi lançado em 1979.