150 acolhimentos temporários para pessoas em situação de rua foram feitos em Cajamar segundo a Prefeitura da cidade.
Instalado no Ginásio de Jordanésia, o Acolhe Cajamar realizou abordagens sociais e acompanhamento integral dos acolhidos, funcionando 24 horas por dia, através de trabalho conjunto entre o CREAS e a OSC Hácali, tendo por finalidade ampliar a capacidade de atendimento durante este período.
O Serviço contou com profissionais especializados, composto por coordenador, assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, cuidadores, auxiliar administrativo, advogado, cozinheira e auxiliar de serviços gerais.
O objetivo foi garantir acolhimento, higienização, alimentação (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite) e pernoite, além de realizar acompanhamento socioassistencial e atividades voltadas a reaproximação com a família e a ressocialização do usuário do Serviço, inclusive com sua inserção no mundo do trabalho.
Neste período de acolhimento, os usuários receberam todo o aparato necessário da Prefeitura, contando com a parceria das demais áreas no que se refere a retirada de documentos pessoais, palestras, atividades socioeducativas, atendimentos de saúde, dentre outros.
A ideia foi proporcionar não apenas um espaço de acolhimento, mas um ambiente com novas oportunidades para a mudança de vida da pessoa, possibilitando a saída das ruas e a transformação de sua realidade.
Importante frisar que o Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação continua em funcionamento na Casa de Passagem Hácali, localizada no Ponunduva, com estrutura e profissionais especializados, através de Termo de Colaboração celebrado com o Município.
Obs.: Os números de encaminhamentos/atendimentos não correspondem necessariamente ao número total de acolhidos, considerando que uma pessoa pode ter recebido mais de um tipo de encaminhamento/atendimento.
*Com informações da Prefeitura de Cajamar.