10 Caminhões Pesados Mais Vendidos no Brasil Custam Mais que Carros Esportivos de Luxo

Em meio a um aumento no setor de transporte e nas vendas online, os caminhões pesados mais cobiçados do Brasil estão agora mais luxuosos — e caros — do que nunca. Mesmo com a pandemia continuando a causar estragos em escala global, o mercado de caminhões pesados no Brasil está vivenciando um crescimento sem precedentes em 2021. Impulsionados por um aumento na demanda por transporte e um boom nas vendas online, esses titãs das estradas não estão apenas se tornando mais sofisticados e confortáveis — eles também estão atingindo preços que rivalizam, e às vezes superam, os de carros esportivos de luxo importados.
Publicado em Automóveis dia 19/09/2023 por Alan Corrêa

Em meio a um aumento no setor de transporte e nas vendas online, os caminhões pesados mais cobiçados do Brasil estão agora mais luxuosos — e caros — do que nunca.

Mesmo com a pandemia continuando a causar estragos em escala global, o mercado de caminhões pesados no Brasil está vivenciando um crescimento sem precedentes em 2021.

Impulsionados por um aumento na demanda por transporte e um boom nas vendas online, esses titãs das estradas não estão apenas se tornando mais sofisticados e confortáveis — eles também estão atingindo preços que rivalizam, e às vezes superam, os de carros esportivos de luxo importados.

Em alguns casos, o preço de um caminhão pesado pode exceder o de um carro esportivo opulento ou um sedã de luxo, levantando sobrancelhas e gerando discussões sobre os verdadeiros custos do poder industrial versus o luxo voltado para o lazer.

Então, quanto exatamente custa possuir um desses campeões pesados? Mergulhamos nos dados dos 10 caminhões pesados mais vendidos no Brasil de janeiro a maio de 2021, utilizando números da tabela Fipe, um guia de avaliação automotiva conceituado.

Mas antes de entrarmos nos detalhes, é importante entender as especificações que podem influenciar esses números. Dependendo do modelo, esses caminhões podem vir em múltiplas configurações de chassis — variando de 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 a 8×4. Essas configurações representam diferentes combinações de eixos dianteiros e traseiros, com ou sem diferenciais, tornando cada configuração única para requisitos específicos de transporte.

Lista de Itens:

DAF XF: O Gigante de 530 Cavalos que Causa Confusão nos Relatórios Brasileiros

Com detalhes ambíguos nos relatórios da Fenabrave e na comunicação da DAF, o caminhão destaca-se por sua Super Space Cab e motor PACCAR MX13, enquanto acumula vendas impressionantes.

Primeiramente, um esclarecimento é necessário: a Fenabrave, entidade representante do setor automobilístico, e a própria montadora DAF parecem ter um problema de comunicação. Modelos DAF XF, especificamente os de 480 e 530 cavalos, aparecem simplificados como “DAF XF” nos relatórios da Fenabrave. A montadora afirma que envia os dados separadamente, enquanto a Fenabrave diz apenas replicar o que consta no site da DAF. Ambiguidades à parte, o caminhão mais potente da linha é o DAF XF 530, que foi apresentado no Brasil em 2020 e se destaca principalmente pela sua cabine Super Space Cab, com incríveis 2,10 metros de altura interna.

No que tange à mecânica, o DAF XF não decepciona. Equipado com o motor PACCAR MX13, o mesmo motor ofertado para os modelos americanos Kenworth e Peterbilt, o caminhão se posiciona como um titã no segmento de transporte pesado. Vale lembrar que todas essas marcas fazem parte do Grupo Paccar, empresa-mãe da DAF.

Os números falam por si só: um total de 2.172 unidades do DAF XF foram vendidas, sendo que só o modelo XF 530 responde por 1.278 dessas vendas.

Quando se trata de custos, o DAF XF não é para os fracos de coração.

O DAF XF está estabelecendo um novo padrão no mercado brasileiro de caminhões pesados, não apenas em termos de capacidades mecânicas e conforto, mas também em termos de confusão de nomenclaturas e relatórios. Ainda assim, o caminhão se destaca como uma escolha robusta e luxuosa para aqueles dispostos a investir em desempenho e qualidade.

Scania R450: O Peso-Pesado da Nova Geração que Revoluciona o Mercado Brasileiro

Desde seu lançamento em 2019, o R450 da Scania tornou-se um ícone de vendas, unindo tecnologia avançada a um conforto personalizável. No entanto, algumas variantes ainda não estão claramente valoradas nas tabelas de preços.

O Scania R450 fez sua estreia de mercado em 2019, como parte da nova linha de caminhões da Scania, chamada NTG. Substituindo a série PGR, o modelo rapidamente se tornou o mais vendido da marca. Entre os diferenciais deste caminhão, destacam-se sua avançada tecnologia embarcada, além da opção de personalização do interior e o nível de conforto oferecido. Apesar da disponibilidade em três diferentes opções de cabine, a tabela FIPE ainda não lista preços para os modelos com a cabine Highline da série NTG.

O R450 mostra sua força também nos números, com um total de 2.804 unidades vendidas, consolidando-se não apenas como uma escolha popular, mas também como um padrão na indústria de transporte pesado.

Quando se trata de custo, o Scania R450 oferece uma gama diversificada de opções para atender a diferentes necessidades.

O Scania R450 não apenas domina o mercado brasileiro de caminhões pesados com uma gama extensa de configurações e preços associados, mas também oferece aos operadores a flexibilidade de ajustar seus veículos às necessidades específicas — tudo isso é um testemunho do compromisso duradouro da Scania com a inovação e a funcionalidade.

Volvo FH 540: O Campeão Pesado que Reina Supremo no Brasil

O caminhão preferido para transporte pesado, o Volvo FH 540, mostra sua versatilidade com múltiplas configurações e faixas de preço que acompanham sua flexibilidade.

Para muitos, a estrada é apenas asfalto; para nós, é onde as histórias são escritas e as memórias são criadas.

Liderando as paradas na categoria de caminhões pesados, o Volvo FH 540 permanece sendo o veículo de escolha para lidar com bi-trens e “rodotrem” de nove eixos com um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de até 74 toneladas. Com três diferentes opções de cabine — teto baixo, Globetrotter e Globetrotter XL — essa fera versátil está redefinindo o que significa transportar com estilo e eficiência.

Com robustas vendas de 3.107 unidades, este cavalo de trabalho é claramente mais do que apenas uma escolha popular; ele é um padrão da indústria.

O Volvo FH 540 vem com uma variedade de opções de preço para combinar com suas diferentes configurações.

Ao oferecer uma ampla gama de configurações e pontos de preço associados, o Volvo FH 540 não apenas domina o mercado de caminhões pesados no Brasil, mas também oferece aos operadores a flexibilidade de adaptar seus equipamentos a necessidades específicas — um testemunho do compromisso duradouro da Volvo com a inovação e funcionalidade.

Volvo FH 460: A Segunda Força Poderosa da Volvo no Mercado de Caminhões Pesados Brasileiro

Com diversas configurações e preços para todos os gostos, o Volvo FH 460 é a opção flexível que se destaca em aplicações de médio e alto porte, solidificando a presença da Volvo no setor.

O Volvo FH 460 pode não ser o campeão em vendas da empresa, mas ainda é uma força a ser reconhecida na categoria de caminhões pesados. Projetado para uma variedade de aplicações, incluindo carretas de três eixos — sejam elas normais ou Vanderleias —, além de bi-trens de sete eixos e rodotrens de nove eixos curtos, o FH 460 é uma opção polivalente. O caminhão também oferece uma variedade de cabines, incluindo teto baixo, Globetrotter e Globetrotter XL, para atender a uma ampla gama de necessidades de transporte.

Com 1.474 unidades vendidas, o FH 460 pode não liderar as paradas, mas seu desempenho sólido em vendas o torna uma escolha respeitável e confiável no mundo do transporte pesado.

Em termos de custo, o Volvo FH 460 vem com uma gama de preços que reflete sua versatilidade. O modelo 4×2 tem um preço médio de R$ 570.725, enquanto sua contraparte mais sofisticada, o Globetrotter 4×2, é um pouco mais cara em R$ 579.925. Para quem busca mais eixos, os modelos 6×2 e 6×4 são vendidos por R$ 602.950 e R$ 661.254, respectivamente. A versão Globetrotter desses modelos custa ainda mais: R$ 616.400 para o 6×2 e um robusto R$ 678.855 para o 6×4. E para aqueles que necessitam de capacidades ainda mais elevadas, os modelos 8×2 são vendidos por R$ 661.075 e R$ 678.375 para as versões padrão e Globetrotter, respectivamente.

Ao oferecer opções tão variadas em termos de configurações e preços, o Volvo FH 460 reforça sua posição como uma escolha viável e flexível para uma ampla gama de necessidades de transporte, consolidando ainda mais o domínio da Volvo no mercado brasileiro de caminhões pesados.

Mercedes-Benz Actros 2651: A Vanguarda da Tecnologia em Caminhões Pesados Chega ao Brasil

Lançado em 2019 e já consolidado em 2020, o Mercedes-Benz Actros 2651 estabelece novos padrões com seu painel totalmente digital e robustas especificações mecânicas.

O cenário de caminhões pesados no Brasil ganhou um novo competidor em 2019 que trouxe avanços significativos em tecnologia para a estrada. O Mercedes-Benz Actros 2651 não é apenas um novo modelo, mas um marco para a indústria, sendo o primeiro caminhão do país a ostentar um painel 100% digital e a inovadora versão MirrorCam. Equipado com um motor MB OM 460 LA de 13 litros, o modelo oferece uma impressionante potência de 510 cavalos e 2.400 Nm de torque.

O Actros 2651 tem um desempenho de vendas sólido, com 1.451 unidades já nas estradas do Brasil. Embora outros caminhões da lista ofereçam várias configurações, o Actros 2651 mantém as coisas mais simplificadas, oferecendo apenas uma configuração de eixos 6×4.

Quando se trata de preço, o Actros 2651 se posiciona firmemente na extremidade mais alta do espectro. Disponível em duas versões, os preços médios para o modelo são de R$ 714.285 para a versão MP5 S 6×4 e R$ 735.600 para a versão MP5 LS 6×4.

Ao combinar alta tecnologia com potência mecânica robusta, o Mercedes-Benz Actros 2651 não é apenas um novo caminhão pesado no mercado brasileiro, mas sim um símbolo do que é possível quando a inovação encontra a utilidade. Este modelo está aqui para redefinir expectativas e estabelecer novos padrões para o futuro da indústria de caminhões pesados.

Scania R540: A Ascensão de um Novo Titã no Mercado de Caminhões Pesados do Brasil

Lançado inicialmente no Brasil e logo em seguida na Europa, o Scania R540 promete sacudir o domínio do Volvo FH 540 com um motor robusto e versatilidade de aplicação.

Em agosto de 2018, a Scania introduziu uma novidade que ressoou tanto no mercado brasileiro quanto no europeu: o motor de 540 cavalos de seu novo caminhão, o Scania R540. Além de ser um dos primeiros motores da empresa a ultrapassar a barreira dos 500 cavalos sem ser um V8, este modelo foi projetado com o objetivo de ser versátil o suficiente para lidar com aplicações de bi-trem e rodotrem de 9 eixos.

O Scania R540 não se limita a uma única configuração. O motor robusto é disponibilizado em diversas séries, incluindo as versões P XT e G XT (ambas off-road), bem como as séries R e S. Este leque de opções destaca a intenção da Scania de atender a uma ampla gama de necessidades de transporte pesado.

Com 1.318 unidades vendidas, o Scania R540 está mostrando que tem o que é necessário para ser um concorrente sério no mercado de caminhões pesados. Quanto aos preços, os números também falam por si: o modelo 4×2 tem um preço médio de R$ 629.200, enquanto as versões 6×2 e 6×4 são ainda mais caras, custando em média R$ 647.626 e R$ 677.693, respectivamente.

Ao aliar um motor potente com uma gama variada de aplicações e configurações, o Scania R540 tem tudo para se tornar um novo padrão na indústria. Ele não apenas desafia o Volvo FH 540, atual líder da categoria, mas também sinaliza para onde o mercado de caminhões pesados está se dirigindo: mais potência, mais versatilidade e, inevitavelmente, mais concorrência.

Scania R500: O Novato no Ringue dos Pesos-Pesados Busca Sua Posição

Lançado em 2018 junto à nova geração, o Scania R500 está se posicionando como uma alternativa sólida aos dominantes do mercado, como Actros 2651 e FH 500.

Ingressando no mercado de caminhões pesados com grande fanfarra em 2018, o Scania R500 tinha um objetivo claro: competir com gigantes estabelecidos como o Actros 2651 e o FH 500. Com uma série de configurações de chassi que vão de 4×2 a 8×2, o modelo parece estar em uma corrida para diversificar suas aplicações e ampliar sua fatia do mercado.

Vendendo 814 unidades até o momento, o Scania R500 pode não ser o líder de vendas, mas certamente está chamando a atenção. Os números indicam que o veículo está gradualmente ganhando tração entre os consumidores, especialmente aqueles que buscam opções além dos tradicionais gigantes da indústria.

Quanto custa entrar no mundo do Scania R500?

Os preços médios variam significativamente de acordo com a configuração do chassi. O modelo 4×2 tem um preço inicial de R$ 595.306, enquanto a versão mais equipada, a 8×2, pode chegar a custar R$ 728.386. A variação de preços oferece um espectro de opções para uma variedade de necessidades e orçamentos.

Mercedes-Benz Axor 2544: O Versátil ‘Iniciante’ Que Desafia Estereótipos no Mercado de Caminhões Pesados

Desde o seu lançamento em 2005, o Axor 2544 da Mercedes-Benz conquista espaço como uma alternativa flexível e eficiente no segmento de caminhões pesados.

O Mercedes-Benz Axor 2544 pode ter entrado no mercado brasileiro em 2005 como uma espécie de caminhão pesado de “entrada”, mas desde então demonstrou ser tudo, menos básico. Com seu equilíbrio de desempenho e versatilidade, o modelo se destaca como uma excelente opção para uma variedade de serviços, mostrando que não é preciso sacrificar qualidade para entrar no mercado de caminhões pesados.

O Axor 2544 não ficou estagnado desde o seu lançamento. Em 2017, o modelo passou por uma atualização significativa em sua cabine, incluindo a redução do tamanho do túnel do motor. Isso resultou em alguns centímetros preciosos de espaço adicional do piso ao teto, tornando a cabine ainda mais confortável para os motoristas.

Sob o capô, o Axor 2544 é equipado com o robusto motor MB OM 457 de 12 litros e 439 cavalos, além de um torque formidável de 2.200 Nm. Disponível em duas configurações de cabine, teto baixo e teto alto, o modelo oferece aos consumidores uma série de opções para melhor atender às suas necessidades específicas.

Com 766 unidades vendidas até agora e um preço médio de R$ 516.667 para o modelo 6×2, o Axor 2544 da Mercedes-Benz pode não ser o rei do segmento, mas é indiscutivelmente um concorrente forte que combina versatilidade e eficiência de uma maneira que poucos outros caminhões conseguem igualar.

Mercedes-Benz Axor 2544: O ‘Calouro’ Que Vem Definindo Padrões no Segmento de Caminhões Pesados no Brasil

Lançado em 2005, o Axor 2544 não é apenas um caminhão pesado de entrada; é um titã versátil que se tornou um pilar confiável no mercado de transportes.

Lançado em 2005, o Mercedes-Benz Axor 2544 pode ter sido inicialmente rotulado como um caminhão pesado de entrada, mas provou ser tudo menos isso. Graças à sua robustez e versatilidade, este titã do transporte encontrou um nicho próprio no mercado, atendendo a uma gama diversificada de necessidades de serviço com destreza.

O Axor não é um modelo que se acomoda. Em 2017, a Mercedes-Benz lançou uma atualização de cabine que trouxe mais do que simplesmente ajustes cosméticos. O tamanho do túnel do motor foi reduzido, adicionando centímetros valiosos de espaço vertical na cabine e oferecendo um ambiente mais confortável para os motoristas em suas longas jornadas.

Mas é sob o capô que o Axor realmente brilha. Equipado com o motor MB OM 457 de 12 litros e impressionantes 439 cavalos, o caminhão oferece um torque maciço de 2.200 Nm. E com duas opções de cabine—teto baixo e teto alto—o modelo se adapta a diversas necessidades e preferências dos consumidores.

As vendas contam uma história de sucesso: 766 unidades vendidas e um preço médio de R$ 516.667 para o modelo S/LS 6×2. O Axor 2544 pode não ser o mais glamoroso dos caminhões pesados, mas sua confiabilidade e adaptabilidade o tornam uma opção valiosa para qualquer operação de transporte.

Mercedes-Benz Axor 3344: O Coringa da Linha de Caminhões Pesados se Destaca no Off-road

Este modelo versátil não apenas marca presença na mineração, mas também se afirma como um todo-terreno indispensável.

Embora seja o último colocado na lista, o Mercedes-Benz Axor 3344 está longe de ser menos significativo. Este robusto veículo off-road conquistou seu lugar no mercado com seu desempenho em diversas frentes, especialmente em ambientes desafiadores como operações de mineração.

Equipado com o confiável motor MB OM 457 LA de 12 litros e 439 cavalos, o Axor 3344 vai além dos números. Com seus 2.200 Nm de torque, este caminhão oferece o tipo de força bruta necessária para os trabalhos mais exigentes.

Em termos de versatilidade, o Axor 3344 é um verdadeiro camaleão. Ele está disponível em três configurações distintas: cavalo trator, chassi longo e basculante. Essa variedade torna-o um parceiro ideal para uma ampla gama de operações, desde o transporte pesado até atividades específicas de mineração.

Números de vendas recentes mostram que 661 unidades do Axor 3344 foram vendidas, com um preço médio que varia entre R$ 590.666 e R$ 591.988. Os números podem não ser estratosféricos, mas definitivamente indicam uma demanda sólida para esse veículo versátil.

Volkswagen Meteor 29.520: O Novato Que Já Carimbou seu Passaporte para o Top 10 dos Caminhões Mais Vendidos

Lançado em 2020, o Meteor 29.520 não só conquistou seu espaço no mercado, como também estabeleceu novos padrões com seu motor potente e versatilidade de design.

Poucos caminhões podem se gabar de ter alcançado um sucesso estrondoso logo após seu lançamento, mas o Volkswagen Meteor 29.520 é uma exceção notável. Apresentado em setembro de 2020, este modelo rapidamente cravou sua posição entre os dez caminhões mais vendidos no Brasil, mostrando que veio para ficar e impressionar.

Se há uma coisa que distingue o Meteor, é seu coração mecânico: o motor MAN D2676 LF75. Com notáveis 520 cavalos e 2.500 Nm de torque, este caminhão não tem apenas força; ele tem o tipo de potência controlada que operadores de frota e motoristas individuais valorizam tanto.

Apesar de ser oferecido exclusivamente na configuração 6×4, o Meteor 29.520 não deixa a desejar em termos de personalização. Com opções de teto alto e baixo, este modelo oferece uma flexibilidade que vai além do esperado para um caminhão de sua categoria.

As vendas falam por si: 724 unidades saíram das concessionárias, com um preço médio de R$ 660.400. Em um segmento tão competitivo, o Meteor 29.520 está rapidamente se tornando o padrão pelo qual outros caminhões são medidos.

Ao pensar em adquirir um veículo pesado para transporte, várias opções vêm à mente, desde caminhões a carretas. No entanto, as decisões não param por aí. Uma das primeiras coisas a considerar é se você está procurando por uma carreta usada ou uma nova. O preço de uma carreta nova pode ser significativamente mais alto, mas sites como OLX oferecem diversas opções de caminhões e carretas usadas que podem ser mais acessíveis. Além disso, é possível encontrar diversos modelos, como a carreta Volvo ou até mesmo o cavalinho da carreta Scania, cada um com seu respectivo preço e configurações.

Se a sua necessidade é mais específica e você já tem em mente o tipo de caminhão-carreta que precisa, também há opções de conjuntos de cavalo e carreta à venda na OLX e outros sites de revenda. Essas plataformas frequentemente oferecem uma variedade de caminhões e carretas à venda, possibilitando que você encontre o veículo que melhor atende às suas necessidades e orçamento.

Assim, seja qual for a sua escolha, é sempre bom pesquisar e comparar as opções disponíveis no mercado antes de tomar sua decisão final.

É importante esclarecer que os preços de caminhões zero-quilômetro não são uniformes e podem variar significativamente. Fatores como a localização geográfica da compra, o tipo de negociação envolvida e as configurações específicas do veículo podem influenciar o preço final. Portanto, os valores mencionados nesta matéria servem como uma diretriz, mas não devem ser considerados como absolutos. As informações são derivadas da tabela Fipe, um guia de avaliação automotiva amplamente reconhecido no Brasil.

*Com informações de AutoPapo e Tabela Fipe.